ABELHA

...Nome comum dado aos insetos que constituem uma superfamília à qual pertencem também as vespas e as formigas. Existem aproximadamente 20.000 espécies. Seu tamanho pode variar de 2 mm a 4 cm de comprimento.

...Assim como as vespas, a maioria das abelhas fêmeas possui um ferrão funcional.
Sua alimentação é constituída de pólen e de néctar de flores, o primeiro é uma fonte de proteínas e o segundo de açúcares.

...Uma grande parte das espécies de abelhas é solitária, cada fêmea constrói seu próprio ninho e armazena provisões para suas larvas. Outras vivem em comunidades onde várias fêmeas pertencentes à mesma geração compartilham um ninho, construindo suas próprias celas onde ficam os ovos, larvas e pupas. Há também diversos grupos semi-sociais. Vivem em pequenas colônias de dois a sete indivíduos, todos da mesma geração, um dos quais é a rainha que coloca os ovos e os outros são as operárias. Provavelmente 1.000 espécies de abelhas são eussociais (verdadeiramente sociais). Estas vivem em grandes colônias de duas gerações: as mães, que são as rainhas e as filhas, operárias. Os machos têm como função a fecundação dos ovos. Ver Abelha melífera.
Classificação científica: formam a superfamília Apoidea, ordem Hymenoptera.

voltar a home

 
Todos os direitos reservados - Bf Tecnologia - 2014