FORMIGAS

...Formiga, nome comum dos membros de uma família de insetos sociais, ou seja, que vivem em colônias organizadas.

...Na maioria das espécies, os machos conservam as asas durante toda a vida e as fêmeas somente até o acasalamento. Algumas fêmeas sem asas, chamadas operárias, costumam ser estéreis. A fêmea que é fecundada transforma-se na rainha da colônia e sua principal função passa a ser a de pôr ovos. ...Os machos morrem após o acasalamento e as operárias se encarregam de procurar alimento, cuidar dos indivíduos jovens e defender a colônia. Os ninhos de muitas espécies são formados por câmaras e galerias escavadas sob pedras, troncos ou no solo; algumas constroem seus formigueiros em montículos de terra e matéria vegetal ou em troncos de árvores em decomposição.

...
A família das formigas possui mais de 4.500 espécies descritas, estão amplamente distribuídas em países temperados e tropicais. O corpo é formado por cabeça, tórax e abdome. Este último é articulado com o tórax por um pedicelo abdominal ou pedúnculo. Seu ciclo de vida é constituído por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

...
A comunicação entre os indivíduos da mesma espécie é bem eficaz e se realiza através do tato ou de substâncias químicas. Outras ainda utilizam mecanismos como a vibração e até a audição.

...Classificação científica: familia Formicidae, ordem Hymenoptera.

...Estes minúsculos insetos da família dos himenópolis têm aproximadamente 30 espécies que causam danos nas áreas urbanas.

...As formigas domésticas de forma geral são onívoras, isto é, possuem hábito alimentar diversificado como mel, xaropes, carnes, óleos, açucares, queijos e proteínas.

...Apresentam características como polignía, presença de várias rainhas, colônias, divididas e abrigadas em vários locais e também percorrem grandes distâncias em busca de alimento, invadindo qualquer ambiente.

clique na imagem
para ampliar


...
Por terem hábitos noturnos e serem quase invisíveis, este insetos são considerados grandes invasores e também vetores de doenças, pois em sua busca por alimento percorrem latas de lixo, caixa de gordura, dejetos hospitalares e depois andam em nossas cozinhas, armários, camas, etc.

voltar a home

Todos os direitos reservados - Bf Tecnologia - 2014