MOSCAS

Moscas e Mosquitos

...Nomes comuns dos membros de uma ordem de insetos que possuem um único par de asas. As asas posteriores são vestigiais e ficaram reduzidas a um par de balancins, pedúnculos que terminam em uma pequena protuberância esférica e servem apenas para a estabilização do vôo.

...Classificação científica: formam a ordem Diptera.

Os mais conhecidos são:

a. Mosca Doméstica

...Nome comum de uma mosca peluda que vive nas imediações das casas dos seres humanos. Eventualmente carrega em suas patas, microorganismos que causam doenças como a febre tifóide, o cólera e a disenteria e pode contaminar os alimentos.

...Classificação científica: família Muscidae, espécie Musca domestica.

b. Mosquito

...Nome comum para qualquer uma das quase 2.000 espécies de insetos que possuem duas asas, sendo estas longas e delgadas com pequenas escamas sobre suas nervuras. Esta última característica os diferencia das moscas. Há diversos grupos de mosquitos nos quais as fêmeas possuem um aparelho bucal adaptado para picar e sugar sangue. Muitas doenças podem ser transmitidas dessa forma.

...Classificação científica: formam a família Culicidae da ordem Diptera. As espécies cujas fêmeas possuem o aparelho bucal picador-sugador pertencem a subfamília Culicinae.

c. Mosca-das-frutas

...Nome comum de várias espécies de moscas verdadeiras (com duas asas), cujas larvas se alimentam de vegetais frescos ou em decomposição. Possuem desenhos elaborados e às vezes coloridos sobre a superfície das asas.

...O termo mosca-das-frutas também se aplica a uma espécie que se desenvolve sobre frutas que estão sofrendo processos de fermentação ou em decomposição e que tem contribuído muito para o conhecimento que se tem atualmente sobre a hereditariedade. A espécie mais utilizada em experiências genéticas é a que possui os olhos vermelhos.

...Classificação científica: pertencem à ordem Diptera. As verdadeiras moscas-das-frutas compõem a família Tephritidae e as mais comumente usadas em pesquisas relacionadas à hereditariedade são da família Drosophilidae. O nome da mosca de olhos vermelhos é Drosophila melanogaster.

d. Pernilongos

...Nome comum de alguns mosquitos grandes, de patas longas.

...Classificação cientíica: formam a família Tipulidae, ordem Diptera.

e. Mosca doméstica
 

Clique para ampliar
...O aparelho bucal da Musca domestica é uma forma especializada do labro, que em outros insetos é o lábio inferior. O líquido flui através da probóscide, pela ação de um órgão sugador que ela possui na cabeça. Esta mosca pertence a uma das várias espécies que coloca seus ovos em matéria orgânica em decomposição, fato que as transforma em vetores de diversas doenças.

...Mosca domésticas se cria em quase todos os tipos de matéria orgânica em fermentação. Os estrumes de eqüinos, bovinos e suínos são os maiores produtores de moscas nas áreas rurais.

...O excremento humano é um substrato muito perigoso e fossas abertas constituem um meio importante para o desenvolvimento de larvas; daí a necessidade de se construir fossa séptica à prova de moscas. Elas se dispersam ao acaso, de preferência para os locais de maior atratividade devido aos odores levados pelos ventos.

...Uma mosca fêmea tem vida normal de 2 a 12 semanas; a longevidade média é de 30 dias, com um tempo máximo de cerca de 60 dias nos meses de verão.


... A mosca doméstica é transmissora de bactérias, vírus, protozoários e vermes, causando diversos males ao ser humano e animais.

Clique para ampliar

...
Entre elas:  conjuntivites humanas e animais, diarréia infantil, lepra, peste bubônica, tuberculose, tifo, cólera, meningite, varíola, poleomilite, diarréia amebiana, e muitas outras doenças prejudiciais à saúde.

Todos os direitos reservados - Bf Tecnologia - 2014