INSETOS....

...Inseto, nome comum de qualquer animal pertencente a uma classe do filo dos artrópodes. Formam a maior classe do Reino Animal, sendo mais numerosos que todos os outros grupos, pois estão descritas pelo menos 800.000 espécies. Estão distribuídos por todo o mundo, das regiões polares aos trópicos e englobam espécies que vivem em terra firme, águas doces, salgadas e termais.
Os insetos como as abelhas, as formigas e os cupins possuem complexas estruturas sociais, nas quais as diversas atividades necessárias para a alimentação, abrigo e reprodução dentro da colônia estão distribuídas entre indivíduos adaptados especificamente para desempenhá-las.

...
A maioria dos insetos alcança a maturidade através da metamorfose, ao invés do crescimento direto. Na maioria das espécies o indivíduo atravessa pelo menos duas fases diferentes antes de alcançar a forma adulta.

Anatomia

...Ainda que a aparência externa dos insetos seja extremamente variada, certas características de sua anatomia são comuns a toda a classe. O corpo é composto de três partes: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas, um par de mandíbulas, um par de mandíbulas auxiliares ou maxilas e um segundo par de mandíbulas auxiliares.
Todos os insetos possuem três pares de patas localizadas no tórax. Este último é dividido em: prototórax, mesotórax e metatórax. Nos insetos alados, as asas (que costumam ser quatro) localizam-se entre o mesotórax e o metatórax.

...
O abdome geralmente tem dez ou onze segmentos bem definidos. Nas fêmeas o abdome possui um órgão destinado à colocação dos ovos (ovipositor) que pode estar modificado em forma de ferrão, serra ou agulha, para efetuar a postura nos tecidos internos de plantas ou animais.
Possuem esqueleto externo (ou exoesqueleto). Este é um tegumento formado pelo endurecimento da carapaça exterior do corpo, devido à impregnação com pigmentos e à polimerização de proteínas.

Classificação científica:

...A classe Insecta é dividida em duas subclasses,
...
Apterygota, insetos sem asas, e Pterygota, que inclui a maioria dos insetos equipados com asas na fase juvenil ou adulta.
...A primeira subclase inclui quatro ordens e a segunda, 27


 
Bibliografia:
"Cigarra", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporation.

"Borboletas e mariposas", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporation.

"Vespa ichneumonídea pondo ovos", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporation.

"Pulgões sobre uma folha de repolho", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporation.
"Coleópteros", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporation.

"Lacrainha", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporation.
"Cigarra", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporation.
"Borboletas e mariposas", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporation.
"Barata", Enciclopédia Microsoft(R) Encarta(R) 99. (c) 1993-1998 Microsoft Corporatio
n.



OUTROS INSETOS

...Borboletas e mariposas, nome dos insetos pertencentes à segunda ordem mais numerosa que existe. Possuem asas membranosas, cobertas de escamas e a maioria dos adultos é provida de olhos compostos bem desenvolvidos e antenas proeminentes. O aparelho bucal é do tipo sugador, longo e enrolado em espiral (probóscide). Diversos tipos de mariposas recebem o nome genérico de traças. As borboletas geralmente têm antenas filiformes com uma bolinha na extremidade. Os desenhos e as cores de suas asas servem para o reconhecimento e a corte entre indivíduos da mesma espécie.
Ao contrário das mariposas, as borboletas costumam manter suas asas unidas sobre o dorso quando não estão voando. Entre as mariposas há uma grande variedade de tipos de antenas. As asas, geralmente de cores escuras, são cobertas de pêlos.

...Ciclo vital
...Sofrem metamorfose completa. O ciclo vital é composto por quatro fases: ovo, larva (lagarta), pupa (ou crisálida) e adulto. Depois do acasalamento, as fêmeas da maioria das espécies põem seus ovos em plantas que servem de alimento para as larvas enquanto estas se desenvolvem. Comem continuamente e sofrem várias mudas antes de construir um casulo e se transformarem em pupa. Durante a fase de pupa o organismo sofre uma série de modificações que terminam quando este adquire a forma adulta.
Classificação científica: formam a ordem Lepidoptera

...Cigarra, nome comum dado a insetos de corpo robusto e cabeça pequena. Possuem antenas grossas, olhos compostos grandes e um aparelho bucal do tipo sugador. São fáceis de reconhecer, por seus dois pares de asas membranosas, sobrepostas sobre o dorso quando não estão voando. Possuem um canto característico, uma espécie de zumbido monótono, produzido por duas membranas pequenas, situadas em cavidades, localizadas uma de cada lado do abdome.
Classificação científica: família Cicadidae, subordem Homoptera, ordem Hemiptera.

...Lacrainha, nome comum de qualquer membro de uma ordem de insetos providos de dois apêndices em forma de pinça no último segmento abdominal.
Classificação científica: formam a ordem Dermaptera.

...Coleópteros, nome comum dos membros de uma ordem de insetos que se caracterizam por possuirem élitros, um par de asas endurecidas que recobrem todo o abdome do animal quando este não está voando. Sofrem metamorfose completa.
...A ordem dos besouros é a que possui mais espécies no Reino Animal. São conhecidas pelo menos 250.000, mais de um quarto do total das espécies deste reino.
Classificação científica: ordem Coleoptera.

...O diagrama mostra muitas das estruturas internas e externas comuns a todos os insetos. Os principais órgãos dos sistemas nervoso, reprodutor, circulatório e digestivo estão aqui assinalados.

ANATOMIA GERAL DOS INSETOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cigarra

As cigarras são parentes dos pulgões e das esperanças. Possuem ciclos vitais que duram de 13 a 15 anos. Com exceção de um período de tempo de aproximadamente um mês, este animal vive embaixo da terra, onde se alimenta da seiva das raízes das árvores. As ninfas saem do solo na mesma época, sofrem muda, acasalam e morrem.

Borboletas e mariposas

...Uma enorme variedade de mariposas e borboletas vive nas florestas úmidas tropicais. Apresentam a maior variação de formas, cores e mimetismos do mundo dos insetos. Todas pertencem à ordem Lepidoptera, nome que se refere às asas membranosas e escamosas dos indivíduos adultos. Sofrem metamorfose completa, passando por quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

Vespa ichneumonídea pondo ovos

...Estas vespas são parasitas. Colocam seus ovos dentro das larvas de outros insetos. As larvas das vespas devoram o corpo de seu hospedeiro enquanto se desenvolvem. Freqüentemente eliminam pragas que podem prejudicar os seres humanos. A fêmea desta espécie atravessa o córtex de vegetais com seu longo ovipositor, depositando os ovos na larva da vespa da madeira, Uocerus gigus.

Pulgões sobre uma folha de repolho

...Os pulgões são insetos pequenos que vivem nas regiões temperadas do mundo inteiro. São parasitas de plantas silvestres e comerciais, das quais extraem a seiva. Devido ao fato de algumas espécies excretarem um líquido doce e pegajoso, às vezes podem ser observados grupos de pulgões sendo cuidados e protegidos por formigas.

 

Todos os direitos reservados - Bf Tecnologia - 2014